Extração com Solventes
Campus Alto Paraopeba
2º Período de Engenharia Química
Extração com solventes
Profª: Elídia Guerra
Acadêmicos:
Andréia Seixas Leal
Cláudia Ambrósia dos Santos
Gustavo Cardoso da Mata
Heloísa Valério Oliveira
Paola Brito de Paula
Ouro Branco, Minas Gerais
Março de 2011
Introdução
A extração é uma técnica amplamente empregada em separações. A extração líquido-líquido consiste em separar o analito em duas fases liquídas imiscíveis, normalmente por agitação em um funil de separação. Com a utilização de um solvente volátil, justamente por evaporar e ser removido facilmente. O solvente mais utilizado para extração é o éter dietílico .
Objetivo
Preparo de solução e isolamento da substância da mesma, em solvente adequado num um funil de separação.
Parte Experimental
1. Materiais Conta gotas, béqueres, anel para funil, balão volumétrico (50ml), bureta (25ml), 5 erlenmeyers (125ml), funil de separação, funil de vidro, pipetas graduadas (10ml e 2 ml), proveta (100ml), suporte com haste e garras.
2. Reagentes Ácido Propiônico (VETEC) 99,5%, Éter dietílico (EXODO CIENTÍFICA LTDA) p.a, solução indicadora de fenoftaleína (PREVIAMENTE PREPARADO), hidróxido de sódio (PREVIAMENTE PREPARADO) 0,15 mol.L-1.
3. Métodos Foi adicionado 1 ml de Ácido Propiônico á um balão volumétrico com posterior adição de água destilada até completar seu volume. Desses, 10 ml foram pipetados e transferidos para um erlenmeyer com 3 gotas de fenoftaleína. Então a solução foi titulada com 16,9 ml NaOH, quando atingiu a coloração rosea. Da primeira solução de ácido propiônico 2% v/v, mais 10 ml foram pipetados e transferidos para um funil de separação, juntamente com 30 ml de éter dietílico. Foi realizada a extração e recolhida a camada aquosa em um erlenmeyer. Este foi titulado com 3 gotas de fenoftaleína em 4,5 ml