Tipos de Sensores
SENSORES: DEFINIÇÕES E APLICAÇÕES.
Trabalho apresentado como exigência parcial, para obtenção de nota do 1º semestre de 2014 no curso de Tec. Em Mecatrônica Industrial, da Universidade de Franca.
Orientador: Professor William Vinicius Machado Tristão
Franca
2014
Resumo
Existem diversos tipos de sensores utilizados em equipamentos eletrônicos. Podemos usar simples chaves ou dispositivos de acionamento momentâneo do tipo mecânico, até transdutores especiais que convertem alguma grandeza física numa grandeza elétrica como, por exemplo, uma tensão. Esses sensores servem para informar um circuito eletrônico a respeito um evento que ocorra externamente, sobre o qual ele deva atuar, ou a partir do qual ele deva comandar uma determinada ação. Equipamentos mais simples podem usar apenas um sensor, mas um robô, uma máquina industrial ou um equipamento médico complexo podem empregar muitos sensores e de tipos diferentes. A seguir, vamos relacionar os principais tipos de sensores que encontramos nas aplicações eletrônicas, com suas características e aplicações. Seria impossível, pela quantidade, abordar todos os sensores existentes, o que poderá ser assunto para artigos futuros, com maior detalhamento.
Introdução
Este trabalho descreve alguns dos principais tipos de sensores com as mais diferentes tecnologias. Os sensores são componentes sensíveis podendo ser aplicados para a detecção ou medição de grandezas diferentes, como por exemplos sensores ópticos podem ser utilizados para detectar presença, ou medir velocidade, utilizando os mesmos princípios físicos.
Abordando os principais tipos de sensores utilizados principalmente na Indústria, más também aplicações domésticas e comerciais, passando pelo óptico, capacitivo, indutivo, resistivo, chave de contato, magnético, ultrassônico, células de carga, termo resistivo, termo condutor, a laser, radioativo, pressão, eletrolítico.