Expressionismo
Larissa Castro
Marina Sousa
Catarina Gomes
Vinicius Jorge
Quéren Hapuque
Expressionismo
São Paulo
2015
Larissa Castro
Marina Sousa
Catarina Gomes
Vinicius Jorge
Quéren Hapuque
Expressionismo
Trabalho apresentado a E.E, Orville Derby, para A obtenção de nota parcial na disciplina de Português sob orientação da Professora Inês.
São Paulo
2015
Resumo
Foi uma prática artística adepta ao Modernismo, do fim do século XIX e início do século XX, que se opunha ao impressionismo e teve por objetivo representar não a realidade objetiva, mas as emoções e reações subjetivas que objetos e eventos surgem no artista com amplo uso de distorção, exageração e simbolismo. A pintora mais famosa a representar o Expressionismo foi Anita Malfatti e os escritores mais famosos foram Oswald de Andrade e Mário de Andrade.
Sumário
Introdução 5
O que é a Vanguarda europeia ? 6
Expressionismo 7
A Obsessão e o drama do expressionismo 8
Cor e magia do expressionismo 9
WebGrafia 10
Introdução
O expressionismo é um movimento artístico que procura a expressão dos sentimentos e das emoções do autor, não tanto a representação objetiva da realidade. Este movimento revela o lado pessimista da vida, desencadeado pelas circunstâncias históricas de determinado momento. A face oculta da modernização, o isolamento, a alienação, a massificação se fizeram presentes nas grandes cidades e os artistas acharam que deveriam captar os sentimentos mais profundos do ser humano, assim, o principal motor deste movimento é a angústia existencial.
O que é a Vanguarda europeia ?
As vanguardas europeias foram manifestações artístico-literárias surgidas na Europa, nas duas primeiras décadas do Século XX, e vieram provocar uma ruptura da arte moderna com a tradição cultural do século anterior.
Com o advento da tecnologia, as consequências da Revolução Industrial, a Primeira Guerra Mundial e