Dissertações sobre Teorias Administrativas
Thais Pedroso
Gestão Empresarial
1º Semestre noturno
Matéria: Administração
Professora Márcia Scaff
Sumário
Página 3 - Teoria da Administração Científica
Página 4 - Teoria Clássica da Administração
Página 5 - Teoria das Relações Humanas
Página 6 - Teoria Neoclássica da Administração
Página 7 - Teoria Estruturalista da Administração
Página 8 - Teoria Comportamental da Administração
Página 9 – Teoria de Sistemas
Página 10 - Teoria da Contingência
Teoria da Administração Científica
A Teoria da Administração Científica teve origem no fim do século 19 partindo da ideia do engenheiro mecânico Frederick Taylor em otimizar o processo de produção, pois naquela época não havia uma padronização dos métodos de trabalho. Como o próprio nome já diz, foi aplicada a ciência no processo administrativo, estabelecendo regras de comportamento com base em estudos sobre produtividade e redução de custos. O resultado foi dividido em dois períodos, sendo o primeiro focado na racionalização do trabalho dos operários das fábricas e o segundo focado na definição de princípios de administração aplicáveis em todas as situações do cotidiano da empresa.
Essa teoria faz parte dos fundamentos do ensino da administração, mas não é mais aplicada nas empresas com frequência devido à legislação que prevê diversos direitos aos trabalhadores que contrastam com a visão desumanizada do Taylorismo, em que o funcionário era tido, muitas vezes, como parte da máquina. No entanto, podemos observar seus impactos na atualidade através do anseio das empresas em aumentarem a produção e diminuírem custos para compensar o prejuízo com pagamento de encargos trabalhistas e com a diminuição da carga horária.
Embora não seja o método mais viável para as empresas, a Administração Científica é composta por certos princípios que são valiosos e que não podem ser descartados, como o estudo do processo de trabalho de uma linha de produção a fim de eliminar