EXPORTAÇÃO
ALAN THIAGO CONTI
(alan-tc@hotmail.com)
DIANA CRISTINA DA SILVA
(diana_cristinasilva@hotmail.com)
EDUARDO APARECIDO DOS SANTOS
(edupsantos@gmail.com)
FABIO RICARDO MORAES
(fabinhomotoboy@hotmail.com)
GUILHERME DI GIOVANNI BARBOSA
(guigiovanni@hotmail.com)
CENTRO UNIVERSITÁRIO NOSSA SENHORA DO PATROCÍNIO
FACULDADE DE ADMINISTRAÇÃO E NEGÓCIOS
CURSO DE TECNOLOGIA EM LOGÍSTICA
Resumo: Dos produtos agrícola do açúcar ocupa a segunda colação de produtos exportados pelo Brasil, ficando a soja em primeiro lugar, tendo em vista o crescimento excessivo da demanda internacional por produtos brasileiros. O Brasil é o responsável por mais de 50% da produção mundial de açúcar que mostra suma importância do açúcar brasileiro no mercado internacional. Contudo, a cadeia logística deixa clara sua importância em todos, processos que envolvem o açúcar, desde os processos produtivos, armazenamento, embalagem, estufagem, estratégias, demanda e todo os transmite necessários para exportação do produto. O trabalho a seguir mostra a importância da exportação do açúcar, os procedimentos a serem seguidos para tal finalidade, profissionais envolvidos.
1 Comercio de Exportação
Segundo Volpini (1998, p.11), exportar, ou seja, vender produtos ou serviços para outro pais é uma prática tão antiga, quanto a história da humanidade.
A exportação é a saída da mercadoria do território nacional, através da venda do produto nacional para o mercado internacional, no qual pode ou não resultar na entrada de divisas.
As empresas que fazem a exportação tem algumas vantagens em relação aos concorrentes internos, pois diversifica o mercado, a empresa acaba aproveitando sua melhor capacidade instalada, tem uma qualidade elevada aos seus produtos, faz de uso da tecnologia, aumenta a rentabilidade e promovendo a redução de seus custos operacionais nos setores da empresa.
A atividade de exportação exige outra postura diante do mercado