A importancia do Psicologo no ambiente corporativo
Renata Marques
RESUMO: O presente artigo científico buscou verificar o grau de importância do profissional de psicologia dentro do ambiente corporativo brasileiro, buscando para tal resultado uma busca literária e bibliográfica, onde se verificou que as empresas têm buscado profissionais alinhados à sua missão e valores e essa tendência produz efeitos sobre a maneira como a empresa irá lidar com esse profissional. O Psicólogo no ambiente corporativo retrata especificamente essa área do desenvolvimento cognitivo, compreendendo como o indivíduo se relaciona no ambiente de trabalho e como é possível desenvolver competências ainda não exploradas. O objetivo desse artigo é mostrar como as áreas de gestão de pessoas, comportamento organizacional e desenvolvimento organizacional, subáreas da Psicologia Organizacional, auxiliam no processo de desenvolvimento de habilidades específicas tão importantes à realidade das organizações.
PALAVRAS-CHAVE: Psicologia. Importância do Psicólogo. Ambiente Corporativo.
Introdução
Através de um estudo bibliográfico procuramos mensurar o nível de importância do profissional psicólogo dentro de organizações buscando relacionar em primeiro espectro as relações humanas, verificando seus conceitos e passando, posteriormente, para uma pesquisa fronte a teoria comportamental, conectando então a teoria comportamental com as relações humanas e chegando então ao estudo da importância do psicólogo num ambiente corporativo.
Relações humanas: origens, conceitos e principais experiências
A principal corrente teórica desenvolvida na área das relações humanas é, como o nome já prevê, a Escola das Relações Humanas, a qual se insere dentro das Escolas de Administração. Esta escola inaugura a corrente humanista dentre as teorias administrativas.
A Teoria das Relações Humanas ganhou impulso no contexto da pós-depressão econômica americana de 1929. Com a crise – a pior da história