Exportação do açúcar branco
1. Negociação da compra e venda do açúcar e elaboração do contrato comercial; 2. Contratação do frete (rodoviário, ferroviário ou multimodal) entre a origem (usina produtora) e o destino (porto de embarque); 3. Contratação dos serviços de armazenagem e elevação do açúcar no porto; 4. Elaboração dos documentos de exportação e contratação de serviços de despacho aduaneiros; 5. Emissão de invoices e envio do jogo de documentos e certificados para recebimento do açúcar, controle dos saldos das diferentes etapas (quantidade com preços fixados, quantidades nomeadas, embarcadas, cobrança, recebimento), finalização do processo, arquivamento, apuração de custos do processo e receitas líquidas.
Negociação da compra e venda do açúcar e elaboração do contrato comercial
A partir da negociação e do acordo de compra e venda de açúcar entre o comprador, que deseja suprir uma demanda específica, e o vendedor, que busca a destinação da oferta de sua produção, o contrato é então celebrado entre as partes. Neste momento são definidos: a quantidade, o preço, a forma de precificação (fixa ou a fixar por meio contratos futuros negociados em bolsa), períodos de embarque, entre outros. A partir de então surgem os primeiros controles para que o contrato seja executado conforme acordado, sem prejuízo às partes.
A principal diferença entre as modalidades surge pelo fato de que os embarques por contêineres podem ser mais regulares e lineares ao longo do ano.
Como exemplo, são comuns os contratos de 100 contêineres por mês (2.700t), compreendendo de junho de um ano a março do ano seguinte, totalizando 27 mil toneladas. Enquanto que para uma programação deste tipo em navios, mesmo que com embarques parciais de 7.000t/mês (metade de um navio convencional), para equivalente período de 10 meses, seriam necessárias 70 mil toneladas, quase o triplo de