Super computadores
Bacharelado em Sistemas de Informação – 1º Semestre
Disciplina: Introdução a Computação
Professor:
SUPERCOMPUTADORES
Os Supercomputadores
São máquinas de alto desempenho que visam aplicações específicas. Quando comparados aos computadores pessoais, suas características como memória, quantidade de processadores, capacidade de processamento chegam até milhares de vezes superiores. Através de um alto grau de paralelismo, ou seja, com inúmeras tarefas executadas simultaneamente, os supercomputadores conseguem obter um alto desempenho. Os supercomputadores permitem, através da sua extraordinária capacidade de cálculo e processamento, estudar com detalhe e precisão problemas complexos como: desenvolvimento de modelos climatérios, simulações de novos materiais ou analisar conjuntos astronômicos de dados. Por isso, eles são extremamente especializados em determinadas áreas, sendo em poucos casos utilizados como um computador de propósito geral.
Os primeiros supercomputadores do mundo foram arquitetados pelo engenheiro eletrônico, Seymour Cray (1925-1996), quando esse pioneiro ainda trabalhava na Control Data Corp., nos anos 60. Em 1972, Cray deixou a empresa e fundou sua própria companhia, a Cray Research instalada em sua cidade natal Chippewa Falls, Wisconsin, USA; e o escritório comercial em Minneapolis, Minnesota, USA. Uma empresa de vanguarda, sempre pioneira na utilização de soluções criativas para aumentar o desempenho de suas máquinas.
[pic] [pic]
Características
As principais características dos supercomputadores são: • Velocidade de processamento: trilhões de operações de ponto flutuante por segundo (TFlops). Conforme a http://www.top500.org/lists/2011/11 lista Top500 de nov/2011], percebe-se que as empresas fabricantes de (super)computadores tendem a chamar seus próprios produtos de supercomputador (supercomputer) aqueles