A inserção do Açúcar no Programa Reintegra
A atividade de exportação tem uma importância estratégica, pois contribui para a o desenvolvimento do país porque proporciona um aumento no crescimento de grandes e pequenas empresas que geram renda e emprego. A exportação é também um dos maiores meios de injeção de moeda estrangeira no país que ajuda para a diminuição de contas externas, isso impacta diretamente no desenvolvimento econômico do país. Por esses motivos existe em Comércio Exterior uma relevância em estudar meios de incentivos à exportação. (Site BRASILGLOBALNET.GOV.BR,2011) (MANUAL DE EXPORTAÇÃO PASSO A PASSO, PG 11)
O açúcar é o segundo produto entre os comodities agrícolas mais exportados pelo Brasil, ficando atrás apenas da soja, sendo responsável por cerca de 44% do total das exportações mundiais de açúcar segundo (Secretaria do Comércio Exterior) SECEX. Por isso a relevância da exportação do açúcar para a economia brasileira (Site NOVACANA.COM, 2013); (Site ÚNICA.COM, 2014)
Sendo o açúcar um dos carros chefes da exportação brasileira é necessário estuda-lo e compreender sua importância para nossa economia, tanto a sua exportação quanto aos impactos que o aumento do preço dele ocasionará em produtos do mercado interno. (Site ÚNICA.COM,2013) O álcool e o açúcar branco são os principais produtos dependentes do açúcar em nosso mercado interno, e com o aumento das exportações o preço dos produtos internos diminuirão, porém esse preço baixo não permanecerá por muito tempo, pois com uma alta demanda os produtos se inflacionaram e os preços aumentaram. E pode ser que com uma alta exportação falte produto para ser comercializado no mercado interno, pois os produtores preferem produzir para exportar porque seu lucro e crescimento é maior. (Site MISES.ORG.BR)
Caso ocorra um aumento de preço do açúcar, o álcool e o etanol sofrerá um aumento no valor pois a produção ficará mais cara, sendo assim terá uma inflação de custo, porque sua matéria prima principal é o açúcar e com ele