Exploração do açai
SEPI – SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL INTERATIVO
Projeto Integrado Multidisciplinar
Exportação de Açaí
1º Semestre de Gestão de sistema da informação
Belém 2011
Givanildo Borge de Oliveira
[->0]
Projeto Integrado Multidisciplinar Exportação de Açaí
Belém
2010
RESUMO
Que o nosso açaí já conquistou o Brasil e agora está conquistando o mundo, para deleite de consumidores em alguns dos mais exigentes mercados do planeta, todos os paraenses (ou quase) já sabem. O que poucos sabem, por aqui, é que o Pará, também neste caso como em tantos outros, não está conseguindo se projetar como grande fornecedor no mercado nacional.
O Estado do Pará, tem uma extraordinária potencialidade para o desenvolvimento da fruticultura, mas essa atividade se mantém incipiente e continua sobrevivendo às duras penas por uma série de fatores. A pequena representatividade do sindicato dá bem uma idéia da fragilidade do setor. Embora respondam por mais de 70% de toda a produção, apenas 15 empresas estão hoje associadas à entidade. a produção comercial do açaí no ano passado alcançou a casa de 709.159 toneladas. Os principais municípios produtores são Igarapé-Miri, Cametá, Abaetetuba e Ponta de Pedra.
No caso específico do açaí, ele tem 90% de toda a produção paraense tem origem nos açaizais nativos, típicos das várzeas e especialmente abundantes nas nossas ilhas. Só recentemente começou a ser produzido no Pará o açaí de terra firme colhido em áreas de plantio nos municípios de Santa Isabel do Pará, Tomé-Açu e Santo Antônio do Tauá. O açaí plantado começa a frutificar com três anos e entra em produção plena aos sete anos.
Sumário
1. 1-Fundamentos de Administração – Descrição da Organização
1.1.1- Denominação e Forma de Constituição