Logistica-captacao e distribuicao na cadeia produtiva do açai
O açaizeiro é uma palmeira cujo fruto é o açaí, espécie nativa da Amazônia, encontrada em terrenos de várzea, no estuário dos rios localizados principalmente nos estados do Tocantins, Pará, Amazonas e Amapá. O açaí, até o final do século XX, era considerado um produto da alimentação básica das populações ribeirinhas e das camadas de baixa renda, sendo consumido com farinha de mandioca e peixe, entre outros. A produção do açaí era até então predominantemente extrativista, objetivando o consumo doméstico.
A partir de meados da década de 90, o suco de açaí foi, gradativamente, conquistando novas fronteiras de mercado, atendendo não apenas ao mercado local, mas, também, as outras regiões do país. No Brasil, a demanda de açaí vem crescendo entre os consumidores com maior nível de renda. A motivação do consumo se dá por razões que vão além da necessidade alimentar, envolvendo questões culturais e principalmente por estética e saúde.
Embora a exploração do açaí apresente grande possibilidade de crescimento e desenvolvimento da economia regional, a logística e, principalmente o transporte e manuseio na região produtora, é bastante deficitária, uma vez que a movimentação do produto depende, em grande escala, das embarcações que fazem a rota entre as mesorregiões ribeirinhas amazônicas.
A logística do produtor consiste na colheita do fruto, armazenamento, e transporte até o ponto de comercialização da fruta in natura. A logística comercial apresenta a gestão dos pedidos, do inventario, do