SUPER MASSA
Atualmente o mercado encontra-se com intenso dinamismo e competitividade que vem obrigando as organizações a cada vez mais manterem-se atualizadas e adaptadas a este contexto, para isso é primordial o aproveitamento de fatores que influenciam na potencialização do cenário organizacional, estes como: eficiência, que será visto no foco de estudo como algo essencial em diversos processos, como a produção; a produtividade, sendo esta o ponto chave do sucesso empresarial; e como também a viabilidade econômica que pode ser alterada de acordo com épocas específicas do exercício. Este trabalho virá com o objetivo da elaboração de um estudo de caso do Açaí Iaçá, empresa produtora de açaí no Estado do Pará. Sendo este uma commodity de alta demanda, a organização necessita suprir as exigências do mercado potencializando sua oferta.
Tendo como diretriz a profissionalização da gestão e como esta poderá potencializar a produção foram feitas visitas técnicas na empresa, entrevistas com os gestores e auxilio de artigos e livros acadêmicos para após ter uma avaliação eficaz da real situação que a empresa se encontra.
Utilizando-se o Diagrama de Causa e Efeito e a análise FOFA, ferramentas administrativas, pode-se criar uma visão mais especializada dos pontos chaves do estudo de caso.
2- AMBIENTE ORGANIZACIONAL
A empresa familiar Açaí Iaçá está localizada no Estado do Pará, na área metropolitana de Belém, e conta com o auxilio de 20 colaboradores em sua sede, atua no ramo de produção de açaí há vinte e sete anos procurando produzir produtos regionais, com enfoque no açaí, saudáveis e seguros para a nutrição humana prezando a qualidade e a sustentabilidade. Busca satisfazer seus clientes oferecendo um produto seguro e segundo o paladar paraense.
2.1- PROCESSOS DE PRODUÇÃO
No início do processo de produção é feita a compra da matéria prima, esta sendo selecionado minuciosamente e então levado para a matriz, onde os