biologia
Segundo Ronald Ballou (1993), “refere-se à administração do espaço necessário para manter estoques”.
Tal administração de espaços busca a otimização, transitando, em conseqüência, em discussões que envolvem problemas de: localização, dimensionamento de área, arranjo físico, configuração de armazéns, entre outros. Com a antiga missão de “guardar estoques”, o que representava um custo a mais no negócio, a armazenagem depara-se com sua nova e imprescindível missão, que é ”gerenciar o fluxo físico e de informações”.
Nessa nova missão, a armazenagem passa a representar um instrumento de grande importância no que diz respeito à competitividade. Os produtos passam a ser armazenados de maneira mais eficiente (redução de custos) e eficaz (qualidade), bem como fornecem as informações necessárias para a manutenção da informação que veremos logo a seguir.
Como fatores que determinaram a mudança da missão da armazenagem, podem-se citar: exigências de qualidade, reduções de desperdício, entre outras. Os dois papéis da Armazenagem são:
• O papel operacional (visão interna): conjunto de processos voltados para estocagem, movimentação e processamento de produtos e informações. • O papel estratégico (visão externa): Elo e coordenação no canal de distribuição: atender de forma eficaz mercados geograficamente distantes, procurando criar valor para os clientes.Logística e Distribuição
Aula 03 - As atividades Primárias da Logística Empresarial
14 Faculdade On-Line UVB
Anotações do Aluno uvb 3. Manuseio de Materiais
De acordo com Hong Yuh Ching (2001), “refere-se à movimentação dos produtos no local da armazenagem”.
O processo envolvido no manuseio de materiais vai desde o recebimento de mercadorias, no ponto de recebimento do depósito, sua movimentação até o local de armazenagem e, por fim, a movimentação do ponto de armazenagem até o ponto de despacho.
4. Embalagem de Proteção
Como o nome diz, sua finalidade é