Teoria das Relações Humanas
Acadêmicos: Luciano P. Araújo, Sandro Ramon
Professor: Raphael Pacheco
Turma : LG 312
Em 1927, o sociólogo Australiano Elton
Mayo desenvolveu a Teoria das
Relações Humanas que tinha como ênfase pessoas, com esse feito tornouse fundador do método sociologia industrial, buscando entender sobre as atividades realizadas na operação de uma empresa e conhecer os sentimentos dos operários em relação ao seu local de trabalho.
1
01/11/2014
Confrontava diretamente a Teoria Clássica da Administração, que tratava os trabalhadores como máquinas, e era considerada pelos trabalhadores e sindicatos como uma forma elegante de explorar a mão de obra em benefício das empresas. Isso fazia com que houvesse diversos problemas como: conflitos entre empregados e empregadores, apatia, tédio, alcoolismo, dentre outros fatores que tornavam difícil a convivência no local de trabalho. 1. O ser humano não pode ser reduzido a um ser cujo comportamento é simples e mecânico. 2. O homem é, ao mesmo tempo, guiado pelo sistema social e pelas demandas de ordem biológica.
3. Todos os homens possuem necessidades de segurança, afeto, aprovação social, prestígio, e auto realização.
2
01/11/2014
Iniciou-se então um processo (experiência de Hawthorne) que foi dividido em quatro fases para apurar a baixa produtividade, a alta rotatividade, e outros problemas em uma empresa em Chicago chamada
Western Eletric, com a ajuda de colaboradores, Elton Mayo começa suas pesquisas da seguinte forma:
1- Pretendia confirmar a influencia da iluminação sobre o desempenho dos operários.
2- Ocorreu o desenvolvimento dos seguintes campos: social: gerado pelo trabalho em equipe; e de liderança: gerado pelos objetivos comuns.
3- Programa de Entrevistas: feitas com funcionários para compreender suas opiniões e sentimentos.
4- Divisões de Pesquisas Industriais: cujo foco de observação foi a igualdade de sentimentos entre os membros do grupo e a