Simulação da tectónica de placas
1) Introdução
A tectónica de placas é uma teoria da geologia que descreve os movimentos de grande escala que ocorrem na litosfera terrestre. Na teoria da tectónica de placas a parte mais exterior da Terra está composta de duas camadas: a litosfera ( que inclui a crosta e a zona solidificada na parte mais externa do manto) e a astenosfera (que inclui a parte mais interior e viscosa do manto). A litosfera encontra-se fragmentada em várias placas e estas deslocam-se sobre a astenosfera. Esta experiência servirá para observar esses mesmos movimentos a uma escala bastante reduzida. 2) Procedimento
2.1) Material
- Tacho redondo;
- Água;
- Placas de esferovite;
- Placa de aquecimento.
- Faca
2.2) Método
- Colocar num tacho água até meio;
- Colocar o tacho sobre a placa de aquecimento;
- Deixar a água ferver;
- Colocar as placas de esferovite dentro da água;
- Observar o que acontece.
3) Resultados
As placas de esferovite deslocaram-se do meio do tacho para os cantos. 4) Discussão dos resultados
Nesta experiência a água representa a astenosfera, as placas de esferovite as placas litosféricas e as placas de aquecimento servem para aquecer a água de forma a gerar correntes, representando assim, as correntes do interior da terra. Assim sendo, as placas de esferovite ao deslocarem-se pela água para o exterior do tacho, representa as placas continentais a deslocarem-se pela astenosfera – deriva dos continentes. Actualmente existem sete placas principais:
- Placa norte-americana;
- Placa do Pacífico;
- Placa sul-americana;
- Placa africana;
- Placa euroasiática;
- Placa antárctica;
- Placa australiana.
Existem vários tipos de placas, tais como: oceânicas (placa do Pacífico e placa de Nazca) e continentais e oceânicas (placa norte-americana e placa euroasiática).
5) Conclusão
Esta actividade possibilitou-nos uma melhor compreensão dos movimentos que ocorrem na litosfera terrestre, bem