Metodos de pesquisa
Para a Ciência progredir, constroem-se instrumentos mais poderosos, que efectuam cálculos mais precisos, ampliam o conceito das teorias, etc. Em geral, as pesquisas evoluem a partir de conhecimentos do passado, procurando desvendar lacunas do conhecimento. O cientista se sentirá mais seguro em sua área de actuação se conhecer sua evolução histórica, as dificuldades e soluções encontradas e os problemas que ainda não foram resolvidos.
Também é necessário que, dentro da Informática, apareçam trabalhos neste sentido, feitos por pessoas da área, com conhecimento dos conceitos relacionados aos computadores, que servirão de base e referência para os estudantes e novos pesquisadores que adentram a área.
O presente trabalho procura expor as etapas da evolução das máquinas e dos sistemas que fizeram explodir a evolução tecnológica. Esta evolução trouxe a solução para muitos de nossos problemas conhecidos, e que certamente trarão para aqueles que ainda não conseguimos solucionar.
2. Evolução da Informática
Tudo começou há 2.000 a.C., quando o homem necessitava de recursos para efectuar cálculos, que estavam cada vez mais complicados, foi inventado então o ábaco, uma máquina simples e rudimentar. O ábaco foi se aperfeiçoando e, pelo incrível que pareça, evoluiu até o computador.
Outra grande invenção após o ábaco, ocorreu quando um francês chamado Blaise Pascal, inventou a primeira máquina de somar, a Pascalina, a qual executava operações aritméticas quando se giravam os discos interligados, sendo assim a precursora das calculadoras mecânicas.
Em 1671 na Alemanha, Gottfried Wiilhelm von Leibnitz inventou uma máquina muito parecida com a Pascalina, que efectuava cálculos de multiplicação e divisão, e qual se tornou a antecessora directa das calculadoras manuais.
Em 1802 na França, Joseph Marie Jacquard passou a utilizar Cartões Perfurados para controlar suas máquinas de tear e automatiza-las.
Em 1820, Charles Xavier Thomas, conhecido como