Planejamento
Conceitos de Diagnóstico:
"É a análise crítica da situação" (FERREIRA; OLIVEIRA).
"É pesquisar como as coisas são feitas, observar quais as necessidades, estudar os meios que se tem para fazê-las e o modo como as coisas vão indo" (WATERSTON).
"Envolve a análise e síntese dos fatos, isto é, um exame detalhado das condições atuais. A análise permite configurar a situação, situar e definir o problema, diante da realidade, em termos precisos e objetivos. A síntese permite criar e formular alternativas, de forma a escolher e selecionar, entre as alternativas, uma linha de ação a adotar" (FARIA).
"Diagnóstico não é uma descrição da realidade mas um juízo sobre a instituição, resultante da comparação de sua realidade presente com a realidade desejada [...]" (GANDIN).
"Nesta fase se processa um levantamento de todas as informações do ambiente externo e das condições internas da empresa, para uma análise posterior do 'terreno' em que se movimenta" (SANTOS).
Passos do Diagnóstico:
Observação da situação existente;
Identificação de problemas ou dificuldades;
Verificação do potencial inerente a uma dada situação.
Objetivos do Diagnóstico:
Examinar;
Quantificar;
Qualificar;
Identificar
Objetivos:
"Se você não sabe para onde está indo, então qualquer estrada levará você lá" (CARROLL).
"Um objetivo é um resultado final, o ponto final, ou alguma coisa que você tem por alvo e procura alcançar [...] A natureza do(s) objetivo(s) é geral/amplo" (MEGGINSON; MOSLEY; PIETRI).
Meta:
"A natureza da(s) meta(s) denota maior grau de especificidade" (MEGGINSON; MOSLEY; PIETRI).
Metas e Objetivos têm orientações de valor e refletem as condições desejadas consideradas necessárias melhoria do desempenho global da organização.
Utilidade - A utilidade de um planejamento está em suaflexibilidade, estabilidade e