Filtração comum e a vacuo
CAMPUS MANAUS-CENTRO
GERÊNCIA EDUCACIONAL DA ÁREA DE QUÍMICA E MEIO AMBIENTE
CURSO TÉCNICO EM QUÍMICA
PROCESSOS QUIMICOS ORGANICOS
Manaus/AM
2012
ANA PAULA THOMASSEN CORREA
PROCESSO DE PRODUÇÃO DO AÇAÍ
Relatório apresentado ao Professor Alyne Farias do Curso Técnico em Química. Como requisito de nota parcial da disciplina Processos Químicos Orgânicos. Turma SQUI 22.
Relatório apresentado ao Professor Alyne Farias do Curso Técnico em Química. Como requisito de nota parcial da disciplina Processos Químicos Orgânicos. Turma SQUI 22.
Manaus/AM
2012
INTRODUÇÃO
O açaizeiro (Euterpe oleracea Mart.) é nativo da Amazônia brasileira e o Estado do Pará é o principal centro de dispersão natural dessa palmácea. Populações espontâneas também são encontradas nos Estados do Amapá, Maranhão, Mato Grosso, Tocantins; e em países da América do Sul (Venezuela, Colômbia, Equador, Suriname e Guiana) e da América Central (Panamá). No entanto, é na região do estuário do Rio Amazonas que se encontram as maiores e mais densas populações naturais dessa palmeira, adaptada às condições elevadas de temperatura, precipitação pluviométrica e umidade relativa do ar.
O açaizeiro se destaca, entre os diversos recursos vegetais, pela sua abundância e por produzir, importante alimento para as populações locais, além de ser a principal fonte de matéria-prima para a agroindústria de palmito no Brasil. As maiores concentrações ocorrem em solos de várzeas e igapós, compondo ecossistemas de floresta natural ou em forma de maciços conhecidos como açaizais, com área estimada em 1 milhão de hectares.
Também ocorre em áreas de terra firme, principalmente quando localizadas próximas às várzeas e igapós.
A produção de frutos, que provinha quase que exclusivamente do extrativismo, a partir da década de 1990, passou a ser obtida, também, de açaizais nativos manejados e de cultivos implantados em áreas de várzea e de