exploradores
Pesquisa acadêmica de ciências políticas
BODIN
1. Explique o conceito de soberania.
Significa poder supremo, ou seja, na escalada dos poderes de qualquer sociedade organizada, verifica-se que todo poder inferior é subordinado a um poder superior, o qual, por sua vez, se subordina a outro poder superior. No ápice deve haver um poder que não tem sobre si nenhum outro, e esse poder supremo é o poder soberano.
2. Identifique e explique os atributos da soberania.
São dois: o caráter absoluto e a perpetuidade.
A perpetuidade embora não seja claro onde se possa traçar a linha da demarcação entre um poder perpétuo e outro não perpétuo. Embora, não se deva considerar perpétuo o poder atribuído a pessoa ou a uma instituição por período indeterminado como por exemplo o ditador romano que BODIN interpreta como um simples comissário, aquém se é atribuída uma função especifica. E pelo caráter absoluto, o poder soberano não deve obedecer as leis isto é, as leis positivas, promulgadas pelos seus predecessores e por ele próprio. Quem é soberano não deve estar sujeito, de modo algum a comando de outrem.
3. Explique por que o poder absoluto não é poder ilimitado.
Por que quer dizer simplesmente que o soberano, detentor do poder de fazer as leis válidas em todo país, não está sujeito a essas mesmas leis, porque não podem dar ordens a si mesmo. Contudo, com todos os outros seres humanos, o soberano está sujeito às leis que não dependem da vontade dos homens, isto é as leis naturais e divinas.
4. Qual é a relação entre Estado e sociedade civil.
A sociedade considerada por BODIN se divide em uma esfera publica e privada. Que além do estado existe a sociedade civil, com suas relações econômicas, que tendem de modo permanente a escapar do poder do estado. A distinção entre a sociedade das pessoas privadas regulará pelo direito privado (um Direito que se aplica aos iguais) e Direito público (que se aplica aos desiguais).
5. Explique a