Exploradores da caverna - defesa
Pergunto eu: Deveriam esses homens, serem colocados a julgo como assassinos sanguinários (como colocado pela acusação)? Fariam estes homens tal coisa se não estivessem presos, no escuro (durante 23 dias), sem comida, com frio, com a concreta e constante ameaça de morte por inanição? Seriam estes homens diante da sociedade assassinos que colocariam em risco a vida de outras pessoas?
Já não seriam suficientes as lembranças do feito em sua mente pelo resto da vida como pena?
Seria justo, após a perda da vida de 10 homens da equipe de resgate, (do ponto de vista humano), jogar-se fora como objeto mais 04 vidas?
Deve-se lembrar que quando foram jogados os dados, Wetmore, não fez nenhuma objeção, não questionou o resultado, fazendo-o voltar ao próprio acordo proposto, (como diz o famoso ditado , “QUEM CALA , CONSENTE”), o que mesmo do ponto de vista jurídico, inocenta os Réus, Se formos colocar o ponto de vista do direito natural do homem, nem precisaríamos discutir, pois ficaria clara a absolvição dos réus diante do jus naturalismo. O que ocorreu naquela caverna foi isolado, 04 homens desesperados por querer viver, não pensaram nas conseqüências e o próprio Whetmore se não fosse morto estaria neste momento sendo julgado aqui pelo mesmo ato. Peço a absolvição dos réus, pois foi um crime em um ato de desespero. Que os senhores pensem na vida, uma já não se pode salvar, mais ainda restam essas vidas aqui