Explique o conceito de verdade para o cristianismo
Disciplina: Fundamentos Filosóficos da Educação
Professora: Dra. Ruth Izumi Setoguti
CURSO DE PEDAGOGIA A DISTÂNCIA
Acadêmica: Miriam dos Santos Ribeiro de Oliveira
R.a: 74 567
Explique o conceito de verdade para o cristianismo.
Tendo o capítulo quatro de José Joaquim Pereira Melo como base para elaboração de minha atividade, observei com a leitura do capitulo que o cristianismo apresenta posições que julga verdadeiras, tendo como conceito de verdade para o cristianismo a preocupação de mediar a relação entre homem e Deus para que esta seja harmoniosa, tendo também o Messias, ou seja, um reparador ou redentor.
O cristianismo apresenta seus fundamentos baseados em um conteúdo que segundo seus adeptos é um conteúdo revelado, se tornando de grande importância pois ordena e orienta a vida de uma grande parcela da humanidade.
Segundo Madiarof (2011), o verdadeiro criador do cristianismo, em sua novidade e originalidade, é Jesus Cristo. Pode ele dar plena solução ao problema do mal, solução que representa o maior valor filosófico no cristianismo.
Ao analisar o cristianismo é possível perceber que iniciou-se quando o pensamento clássico ainda não havia acabado de se desenvolver, e durante este processo alguns adeptos do pensamento clássico tenha buscado uma nova direção no pensamento cristão.
Observa-se que no período inicial do cristianismo era comum que os filósofos demonstrassem certo interesse pelos escritos sagrados, a fim de buscar inspiração e adaptavam conceitos defendidos tanto pelo judaísmo como pelo cristianismo em suas doutrinas, daí pode- se notar a grande influência sobre o pensamento clássico.
É relevante considerar a contribuição dessas duas formas de pensar o clássico e o cristianismo. Que expandiu-se e seus conceitos foram ganhando mais adeptos, devido a eficácia da estruturação discursiva efetuada pelos que propagava o cristianismo,