filosofia
Leia com atenção este texto do bispo São Gregório de Tours (século VI), que se dispôs a escrever uma históriados francos:
“Os povos se enfureceram selvagemente; a fúria dos reis cresceu; igrejas for am assaltadas pelosheréticos e defendidas pelos católicos. No entanto, nesses tempos em que o estudo das letras declinou e desapareceunas cidades da Gália, não mais se encontram estudiosos da literatura para descrever os acontecimentos dessaépoca. Por i sso, procurei escrever para as gerações futuras a memória do passado” ( História dos francos
, prefácio;tradução livre). Agora, responda:a) A quais acontecimentos históricos o texto se refere?
Refere-se aos acontecimentos ocorridos ao longo doséculo V d.C., quando o Império Romano do Ocidente sofreu ataques constantes dos “povos bárbaros”, principalmente os germânicos, e viu-se então esfacelado. b) Nesse contexto histórico, qual o papel desempenhado pela Igreja no plano cultural?
Mantendo-se comoúnica instituição social supranacional, a Igreja Católica consolidou sua organização religiosa, difundiu ocristianismo e preservou elementos da cultura grego-romana.
02
–
Faça uma explanação sobre as origens e construção da doutrina cristã.
O cristianismo surgiu no interior do império romano, a partir do ano I de nossa era, com os seguidores dos ensinamentosde Jesus Cristo, como corrente heterodoxa do judaísmo. Manteve, desse modo, o Velho Testamento (as escriturashebraicas) como parte de seu livro sagrado (a Bíblia), mas incorporou a ele o Novo Testamento (as escrituras gregas),redigido pelos apóstolos e primeiros cristãos durante o século I d.C. Boa parte da doutrina cristã integra elementos dediversas correntes do pensamento grego, tarefa realizada pelos padres da Igreja e outros líderes cristãos com o propósitode explicar e justificar diversos aspectos de sua fé, sem contrariar as verdades reveladas e as interpretações das escriturassagradas que foram sendo estabelecidas pela Igreja. As