sociedade
As presidências da ABA e da ANPOCS, nas pessoas dos professores Carmen Rial e Gustavo Lins Ribeiro, respectivamente, reuniram-se na noite do dia 22 de abril passado com o Ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação, Marco Antonio Raupp. A pauta tratou de questões vitais para as Ciências Sociais e Humanas: como o novo Conselho Nacional de Ética na pesquisa para a área, a participação das humanidades no Programa Ciência Sem Fronteiras, uma diretoria específica no âmbito do CNPq e a criação de um Instituto de Ciências Sociais no MCTI. A Sociedade Brasileira de Sociologia manifesta aqui seu apoio a este conjunto de iniciativas e espera que sejam acolhidas e implementadas. O Comitê de Ética das Ciências Humanas já recebeu sinalização positiva do Ministro Raupp.
A Sociedade Brasileira de Sociologia - SBS - vem, de público, manifestar veemente repúdio ao modo desrespeitoso com o que o jornalista Luis Nassif tratou a pesquisa em sociologia, mediante crítica grosseira e desqualificada ao trabalho do sociólogo e professor Dr. Josimar Jorge Ventura de Morais, da Universidade Federal de Pernambuco.
No último dia 16 do mês corrente, o jornalista publicou em seu blog um artigo com o título "O financiamento da masturbação sociológica pelo CNPq", no qual é posto em xeque, de forma improcedente, o processo de avaliação e financiamento da pesquisa na área de ciências sociais.
A SBS lamenta que assuntos com esse grau de relevância, que dizem respeito à pesquisa e aos métodos de julgamento e avaliação de projetos, sejam tratados de forma preconceituosa, contribuindo para reforçar estereótipos.
A desqualificação, além de abranger uma agência de fomento como o CNPq, reconhecedora da relevância do trabalho sociológico, atinge também consultores e pareceristas, ou seja, os profissionais que possuem o mérito e a autoridade para tecer julgamento sobre os projetos de sua área de competência.
No momento em que