Ciência e pesquisa
1 A palavra conhecimento tem sua origem no latim Cognitio e pressupõe, necessariamente, a existência de uma relação entre dois pólos: de um lado o sujeito e de outro o objeto. Esquema 1 – Relação sujeito-objeto
Na relação sujeito-objeto, o sujeito é aquele que possui capacidade cognitiva, isto é, capacidade de conhecer. O objeto é aquilo que se manifesta à consciência do sujeito, que é apreendido e transformado em conceito. Você estudou que o sujeito pode se apropriar do objeto de duas formas.
Analise a figura abaixo, indique o objeto de estudo e as duas formas de apropriá-lo. Explique de forma fundamenta em um texto de no mínimo 10 linhas, exemplificando cada uma das formas. (2,0 pontos)
Foto 1 – superlotação carcerária
Fonte: CAMPANA, Fábio. Paraná implanta sistema que integra informações da população carcerária. 2011. Disponível em: < http://www.fabiocampana.com.br/2011/02/parana-implanta-sistema-que-integra-informacoes-da-populacao-carceraria/>. Acesso em: 28 jul. 2012.
Resposta:
Existem duas formas de obter-se o conhecimento. A primeira forma é ver, observar, aprender a realidade de forma direta, ou seja, sem mediação, que no caso dessa imagem, seria a capacidade cognitiva do preso com o lugar em que ele se encontra.
A segunda forma é indireta, nela tem-se um mediador, que pode ser o conhecimento já produzido por outra pessoa, através de figuras entre outras coisas.
Um exemplo para as formas de aprendizagem é quando se quer saber a distancia entre uma cidade e outra. Pode-se descobrir percorrendo o caminho entre uma cidade e outra, ou pode-se procurar em um livro, site, revista ou em algum outro lugar qual é essa distancia. No primeiro não teve mediador e no segundo teve, ou seja, direto e indireto