TRABALHO DE FILOSOFIA
DE
FILOSOFIA
NOME: jucelaine
SERIE:1ºa
PROFº:vanilsa
1. “O povo se enfureceram selvagemente, a fúria dos reis cresceu, igrejas foram assaltadas pelos heréticos e defendidas pelo católico. No entanto, nesses tempos em que o estudo das letras declinou e desapareceu nas cidades Gália, não mais se encontram estudiosos da literatura para descrever os acontecimentos da época. Por isso, procurei escrever para as gerações futuras a memoria do passado.”
Agora responda:
A) No primeiro parágrafo, a quais acontecimentos o texto se refere?
Se refere a rebelião dos filósofos com as igrejas, pois muitos filósofos e suas ideias não foram aceitas pelas igreja e eram inclusive considerados uma ameaça.
B) Nesse contexto histórico, qual o papel desempenhado pela igreja no plano cultural? A igreja se manteve como instituição com poder acima do governo, difundindo o cristianismo e preservando a cultura grego-romana.
2. “Toda verdade, dita por quem quer que seja, é do Espirito Santo.” Interprete essa frase do santo ambrósio, em que contexto ela surgiu e como essa concepção afetou a investigação filosófica
A frase nos diz que a verdade já foi dita e revelada por Deus, através do Espírito Santo. Qualquer outra coisa que se diga não pode contrariar as verdades estabelecidas pela fé. Trata-se de uma frase que reflete o contexto cultural do período medieval, em que a fé cristã se tornara o pressuposto de toda vida espiritual, até mesmo para a filosofia. Esta não precisava mais se dedicar à busca da verdade. Restava-lhe, apenas, demonstrar racionalmente as verdade da fé.
3. Em que constitui a patrística? Qual era o seu objetivo?
O termo patrística designa a produção doutrinária, contida num conjunto de textos sobre a fé e a revelação cristãs, elaborada principalmente pelos primeiros padres da Igreja. Tinha por objetivo explicar os preceitos do cristianismo às autoridades romanas e ao povo em geral, de maneira convincente, mediante um