CAPÍTULO III As concepções da verdade - Marilena Chaui
As concepções da verdade Alexsandro, Felipe S, Fernando, Kelvim e Paulo
1. O que é a verdade como alétheia?
A verdade na concepção linguística grega, é a verdade no sentido factual e concreto da palavra, é a verdade evidente pela contemplação, é a realidade tornada como verdade totalmente visível e constatável. Estabelece-se em dicotomia de oposição de valor ao falso, aparente (pseudos).
2. O que é a verdade como veritas?
A verdade na concepção linguística do latim (romana) refere-se é a verdade no tom de veracidade constatado em relato ou enunciado, relato constituído dos pormenores da exatidão. Sua dicotomia é composta no valor oposto do que chamamos atualmente de mentira.
3. O que é a verdade como emunah? A verdade na concepção lingüística hebraica é baseada na esperança do cumprimento de um trato de fidelidade, a própria confiança em síntese (no humano e no divino). A verdade se traduz na crença e na expectativa hipotética ao invés da apreciação como fato incontestável ou relato verídico. A infidelidade seria expressão máxima de oposição.
4. Qual a marca do conhecimento verdadeiro na alétheia? Que é adequação?
Na alétheia considera-se que a verdade está nas próprias coisas, na realidade o conhecimento verdadeiro é apreensão intelectual e racional dessa verdade. A marca do conhecimento verdadeiro é a evidência, uma abstração do fato real ao nosso intelecto através da racionalidade. Adequação seria o critério de verdade como evidência e correspondência da coisa (as idéias correspondem efetivamente as coisas e as coisas ao intelecto).
5. Qual é a marca do conhecimento verdadeiro na veritas? Que é veracidade?
Quando predomina a veritas, considera-se que a verdade depende do rigor e da precisão no uso de regras de linguagem, que devem corresponder ao fato relatado. A veracidade esta na correspondência da linguagem a realidade do relato, um argumento bem constituído.
6. Qual a marca do conhecimento verdadeiro na emunah?
A