experimento
Caracterização das
Funções Inorgânicas
1. Introdução teórica e objetivo
Esta prática teve como objetivo a verificação experimental de algumas propriedades das principais funções inorgânicas.
A química inorgânica é um ramo da química que estuda os elementos químicos e as substâncias da natureza que não possuem carbono coordenado em cadeias. Estes materiais compreendem 95% das substâncias existentes na terra e podem ser divididos em quatro principais grupos funcionais: Ácidos, Bases, Sais e Óxidos, cada um com suas propriedades químicas específicas.
Os óxidos são compostos binários nos quais o oxigênio é o elemento mais eletronegativo.
Óxidos de caráter acentuadamente iônico são classificados como óxidos básicos, pois quando reagem com água, geram como produto final uma base; quando reagem com um ácido, geram como produto final sal + água; quando reagem com óxidos-ácidos, geram como produto final um sal.
Óxidos de caráter acentuadamente covalente são classificados como óxidos ácidos, porque ao reagir com a água produzem um ácido e, ao reagirem com uma base, geram como produto final: sal + água. Os óxidos ácidos podem ser denominados também como anidridos.
Óxidos anfóteros possuem caráter intermediário entre o iônico e o covalente, tendendo para o covalente. Possuem um comportamento ambíguo pois se comportam tanto como óxidos básicos como óxidos ácidos, dependendo do meio em que se encontram, gerando nos dois casos como produto final sal e água.
Óxidos salinos, também chamados de duplos ou mistos, são óxidos que se comportam como se fossem formados por dois outros óxidos, do mesmo elemento químico.
Superóxidos são compostos binários onde o oxigênio possui NOX igual a – ½. Os superóxidos são formados exclusivamente por metais alcalinos e metais alcalino-terrosos.
Peróxidos são óxidos que reagem com a água ou com ácidos diluídos. Nos peróxidos, o oxigênio apresenta NOX igual a -1.
Os ácidos são compostos moleculares que reagem com