LABORATÓRIO DE TRAÇÃO
Engenharia Mecânica
Prof. Msc. Carla Isabel dos Santos Maciel
Turma - 8ª Série
Matéria: Processos de Fabricação II
RELATÓRIO DE LABORATÓRIO
Grupo
Nome
ACÁCIO HUGO DEL PICCHIA
BRUNO MENDONÇA
JOSUÉ DIAS MACHADO
PAULO EDUARDO RINGER
Tema Abordado: ENSAIOS DE TRAÇÃO
RA
1155374227
2547441836
1110295588
1155363612
Faculdade Anhanguera de Ribeirão Preto
Resumo
Este relatório envolve ensaios de tração, tendo sido estudados os ensaios de tração real e convencional. Nele se encontra a teoria básica dos experimentos feitos, os resultados obtidos com anexo do gráfico impresso pela máquina do ensaio de tração e discussões sobre a diferença entre ambos os ensaios.
Objetivo
Aplicar ensaios de tração convencional e real sobre corpos de prova diferentes. Analisar os resultados, vendo a diferença entre os tipos de ensaio e entre os corpos de prova.
Limite de escoamento - para materiais que apresentam descontinuidade na curva do gráfico tensão x deformação, é definido como o valor da tensão para o qual ocorre um considerável aumento da deformação sem que haja o aumento da tensão aplicada. Para materiais sem descontinuidade na curva, é estabelecido um limite convencional de escoamento, diferindo de acordo com o material. O valor convencionado (n) corresponde a um alongamento percentual. Os valores de uso mais freqüente são: n=0,2%, para metais e ligas metálicas em geral;·n=0,1%, para aços ou ligas não ferrosas mais duras;·n = 0,01%, para aços-mola.
Imagem 2 – Tensão de escoamento Imagem 3 – Tensão de escoamento com variação repentina de tensão sem variação repentina de tensão
Carga máxima - momento em que o material deixa de ter deformação uniforme em todo o material e passa a ter deformação localizada, podendo a partir desse momento apresentar ou não estricção. No gráfico, é representado pelo ponto com maior tensão.
Faculdade Anhanguera de Ribeirão Preto
Ruptura – como o próprio nome