Experimento
Nome: Isaac Correia de Melo
Curso: Engenharia Civil Período: 2° Data: 11/10/2013
Título: Trabalho e energia mecânica
Maceió, Al
Outubro, 2013
. Fundamentação Teórica
Trabalho é a medida de transferência de energia. Na ausência de atrito, quando trabalho positivo é realizado sobre um objeto, ocorrerá um aumento em sua energia cinética ou potencial. Para realizar trabalho sobre um objeto, é necessário aplicar uma força a favor ou contra a direção do movimento do objeto. Se a força é constante e paralela ao deslocamento do objeto, o trabalho pode ser calculado usando
W = F . s onde F é a força constante e d é o deslocamento do objeto. Se a força não for constante, nós ainda podemos calcular o trabalho que usa uma técnica de gráficos. Se divimos o deslocamento total em segmentos curtos, d, a forçça será quase constante durante cada segmento. O trabalho feito durante aquele segmento que usa a expressão prévia pode ser calculado. O trabalho total para o deslocamento global é a soma do trabalho realizado sobre cada segmento individual:
W = S (s)Δ
Esta soma pode ser determinada graficamente como a área sob o gráfico da força vs. distância. Reconhecida como a integral:
W = s inicial∫s final F(s)ds
Estas equações para o trabalho podem ser avaliadas usando o Dinamômetro e o Detector de Movimento facilmente. Em qualquer caso, o teorema do trabalho-energia relaciona o trabalho realizado à mudança de energia como
W = Δ PE + Δ KE, onde W é o trabalho realizado, Δ PE é a mudança de energia potencial, e Δ KE a mudança de energia cinética.
Objetivos
O objetivo deste experimento é avaliar a definição de trabalho em Física, relacionar trabalho com energia e com potência, além de verificar que mesmo havendo forças dissipativas em um fenômeno físico, não há perdas de energia durante o evento.
Material
01 Sistema de sustentação: tripé com sapatas