Experimento sobre polaridade e solubilidade
Em uma balança com desvio de 0,01g foi pesada a areia da praia. Em seguida a areia foi posta em um tubo de ensaio médio aonde se acrescentou água destilada. A solução foi agitada e despejada em um filtro de papel pregueado para outro tubo de ensaio para que a areia fosse filtrada e somente a solução com água destilada permanecesse no tubo.
Foi testada uma pequena amostra da solução em um bico de Bunsen. E outra amostra da mesma solução foi usada para verificar a presença de íons Cl- utilizando-se gotas de AgNO3.
Foi observada a precipitação do Cl- na solução.
Reparou-se que a chama alterou sua cor para um amarelo alaranjado, comprovando a existência de íons Na+.
A areia da praia, por estar em contato com mar, apresenta o sal NaCl que ao ser diluído em água se separa, formando íons Na+ e Cl-. Ao colocarmos uma amostra da solução no bico de Bunsen, o Na+ é excitado e libera energia na forma de luz tornando a chama amarelo alaranjado. A molécula da água é polar tal como a do cloreto de sódio, elas se dissolvem entre si, o que não ocorre com o nitrato de prata que é insolúvel em agua. O Cl- ao ser posto em contato com o AgNO3 em solução aquosa liga-se ao íon Ag+ formando o sal AgCl que se precipita.
Ag+(aq) + NO3-(aq) + Cl-(aq) → AgCl(s) + NO3-(aq) Com o experimento 2 foi possível demonstrar que a presença de íons são responsáveis por mudanças químicas.
Experimento 02. Determinar o teor de gordura em uma barra de chocolate.
Foi colocado em um béquer de 100 ml, +/-25ml, 7,20g de chocolate amargo 43% de cacau pesado em uma balança de 0,01g de desvio. O chocolate foi triturado para aumentar sua superfície de contato. Foram adicionados 20 ml de acetona ao chocolate para diluir a gordura. Filtrou-se a solução para um segundo béquer com o uso de papel filtro pregueado para separar acetona e gordura do