QUimica
Relatório Aula Prática 7 Polaridade Molecular: Solubilidade e Miscibilidade
Alunas: Isabela Gonçalves Isabella Seixas Mariana Duque Priscila Garcia
Volta Redonda, 2014.
Introdução
Em geral para definirmos a polaridade de uma molécula devemos saber o tipo de ligação que ocorre entre os átomos, se é uma ligação polar ou uma apolar, e de sua geometria molecular. Essa polaridade é a concentração de cargas da nuvem eletrônica em volta da mesma.
As moléculas polares dispostas em um campo elétrico recebem uma força que tende a colocadas alinhadas ao campo, quando este é criado por um par de placas de cargas opostas, cada extremidade positiva é atraída pela placa negativa e a extremidade negativa atraída pela placa positiva. A extensão com que esse alinhamento ocorre depende do momento dipolo de cada molécula que é definido como o produto entre a magnitude das cargas parciais e a distancia que as separam. A força de atração entre a extremidade negativa de uma molécula polar e a extremidade positiva da outra é chamada força dipolo-dipolo e afeta as propriedades de compostos polares. As forças intermoleculares influenciam as temperaturas em que um liquido se congela ou entra em ebulição, também ajudarão a determinar se um liquido dissolve determinados gases ou sólidos ou se ele se mistura com outros líquidos.
Considera uma molécula polar quando esta apresenta ligações polares e essas ligações estão posicionadas relativamente umas às outras. Moléculas diatômicas compostas ou dois átomos com eletronegatividade diferentes são sempre