Modelo De Artigo 1
Elaine Maia dos Santos (lane-maia04@gmail.com) Fernanda Menezes de Brito (nandabrytto@hotmail.com) Sandra Lima prado (slimaprado@hotmail.com) Vanessa Santos Gomes (vanessa.ifba@gmail.com)
Orientador: Iran Talis
Palavras Chave: Solubilidade, Polaridade, Solventes, Soluto.
Resumo
O presente trabalho visa relatar os experimentos de solubilidade com algumas substâncias, com o objetivo de identificar a natureza dos solutos e solventes quanto a sua polaridade, além de determinar através do conhecimento obtido, a quantidade de álcool na gasolina com cálculos simples verificando a porcentagem, observando claramente os tipos de misturas finais com os elementos e explicando cada caso.
Introdução
Segundo Maia e Bianchi (2007) solubilidade ou coeficiente de solubilidade refere-se à capacidade de uma substância se dissolver em outra, descrevendo a quantidade de soluto que se dissolve com o solvente em determinadas pressão e temperatura.
Para que haja solubilidade, que consiste na mistura homogenia (uma fase) é necessário que as substâncias possuam naturezas iguais de polaridade (semelhante dissolve semelhante) além das forças de atração intermolecular e o tamanho da cadeia carbônica. Entretanto, as análises aqui presentes possuem o foco no estudo da polaridade das moléculas, onde as substancias polares são solúveis em substâncias polares e substâncias apolares são solúveis em substâncias apolares e também na força de atração das moléculas para formação de uma mistura homogenia. Experimental Inicialmente, antes de haver a prática experimental, necessitamos analisar o roteiro da proposta e construir os fluxogramas para facilitar o entendimento dos materiais e as substâncias utilizadas, como ilustrados a seguir.
Em laboratório, após uma breve explicação sobre solubilidade, foram realizados experimentos separados em duas etapas da 5° prática.
PARTE 1
O ensaio da solubilidade dos compostos utilizando 12