experiencias escolares
Todos nós antes de chegarmos à escola mantínhamos expectativas maravilhosas sobree ela, éramos ansiosos, curiosos e a imaginávamos como se fosse uma caixinha de surpresas, mas com o passar do tempo muitas dessas expectativas foram frustradas por diversos problemas. Por exemplo, a falta de coisas novas e interessantes para as crianças, pois a escola continuava sempre com a mesma e cansativa rotina, fazendo com que alguns alunos fossem para o colégio somente por obrigação ou por medo de terem problemas com seus pais. Inclusive nos dias de hoje há alguns casos em que alguns pais obrigam as crianças que não querem ir à escola por um ououtro motivo somente para elas não ficarem com faltas perante os cadastros escolares do governo, pois isto pode gerar problemas no recebimento de programas sociais oferecidos a população de baixa renda como o “Bolsa Escola e o Bolsa Família”.
Com relação à forma de avaliação de nossa aprendizagem, costumávamos estudaro conteúdo de certa disciplina, decora-lo e no final da unidade fazermos uma avaliação, processo que felizmente tem sido mudado em nosso país, a famosa “Decoreba”. Em determinadas disciplinas estudávamos assuntos diferentes, que retratavam outras realidades, povos e lugares alheios, conteúdos que simplesmente liamos e quase não entendíamos, mas só preocupávamos em decorá-los para obter boas notas nas provas.
Outro problema bastante comum era o “Bullying” muito praticado e pouco corrigido. Acriança que sofria com esse problema em algumas ocasiões era ignorada e os traumas que ela enfrentava não era problema de ninguém, ninguém se importava com a coitada. A escola não parecia estar bem integrada com a realidade de seus alunos, não interagia muito bem com eles, era como se a escola não se importasse muito com a relação aluno-sociedade.
Acreditamos que a concepção da educação construtiva, é uma solução valiosa, já que valoriza o aluno e seus conhecimentos, mas gostaríamos de enfatizar