Suas experiencias escolares.
UNIVERSIDADE PAULISTA
Aluna: ALESSANDRA DE MOURA CAMPOS SILVA
POLO
VÁRZEA GRANDE MT
2012
Várzea Grande 25/09/2012
TEMA: Suas experiências escolares
Meu nome é Alessandra de Moura Campos Silva, tenho 36 anos e me lembro bem das escolas onde eu estudei, era escolas públicas, onde os professores eram bem rigorosos e granjeavam o respeito dos alunos.Os professores falavam e nós apenas ficávamos escutando ou repetindo o que eles falavam.Era um ensino tradicional, os professores conseguiam dominar os alunos, nós respeitávamos quem entrava na sala de aula por ficarmos em silencio e em pé, tínhamos que ficar em pé numa fila para cantarmos o Hino Nacional antes de entramos em sala de aula, depois andávamos em filas organizadas sempre em busca de manter a ordem. O importante era estar com a média boa, não importa se tínhamos aprendido ou não, então estudávamos para uma matéria bastante até decorar bem tudo e tirávamos boas notas, mas depois esquecíamos o que tínhamos aprendido. Em algumas escolas continua esse método de ensino, muitos professores estão na sala de aula por não terem outra opção, trabalhão sem gostar do que fazem e são pouco reconhecidos por isso.
Eu me lembro que eu me sentia muito sozinha na escola, não tinha uma interação entre alunos, quem era mais desinibido fazia amizades, quem não era simplesmente ficava só, e isso atrapalha também o aprendizado, os professores apenas falavam que eu era uma aluna boa, não bagunçava, era obediente e estava com a média que a escola exigia para se passar de ano. Nas escolas que estudei tinha trabalhos, brincadeiras, e ações com os alunos, mas não com a visão que se tem hoje, de observar seu relacionamento em equipe, de ajudar o aluno a se soltar, expressar suas idéias.
Esta semana estive numa reunião na escola da minha filha onde se falou sobre o PPP (Plano de Projeto Pedagógico) achei bem interessante a forma como eles