experiencias ordinarias para refletir no cotidiano escolar
Refletir sobre o cotidiano escolar
O cotidiano escolar era visto como o dia a dia escolar onde tinham regras e rituais a serem seguidos, transmissão de conteúdos trabalhos e tarefas.
Atividades extraclasse como visitas aos museus, musicas, laboratório, educação física e demais não eram muito valorizadas.
Então pensando nos dias de hoje; como é trabalhado a constituição do sujeito o autor nos mostra que a experiência e muito mais além de manifestação de opinião e sim é uma busca do sujeito constante do saber e do saber do outro, respeitar cada manifestação do outro, experiências que trazem de suas origens, suas culturas. É na sala de aula. No cotidiano escolar que ocorrem inúmeras transformações. O professor não é dono do saber absoluto é preciso quebrar antigos paradigmas, conhecer o educando como um todo.
O conhecimento cientifico e a metodologias, teorias e práticas não são rejeitadas e sim agregados a outros valores como vivencias e experiências cultura de gestores e professores para uma boa interação onde ocorra uma aprendizagem exploradora e prazerosa no cotidiano escolar. O pensamento pedagógico em vigor vincula-se a investigação educativa que considera a transcendência do sujeito e o seu caráter histórico.
Com o objetivo de buscar caminhos mais apropriados para o dia a dia escolar, criar um interesse de todos que participam deste ambiente foi realizado estudos entre gestores, professores e alunos, onde desenvolveram atividades, debates escolar, quebrando barreira e discussões sobre temas polêmicos como: cidadania e escola. Igualdade e diferenças, saúde, sociedade e demais.
Os gestores estudaram textos teóricos de autores e filósofos para auxiliar, estimular e sustentar o debate sobre o cotidiano escolar, foram feitas propostas de atividades a serem realizadas em imagens e sons relatórios a escola exibição de filmes onde envolviam jovens e adolescentes, discutiam assuntos controversos (drogas, doenças sexualmente transmissíveis,