pedagogia
sexta-feira, 8 de junho de 2012
Multiculturalismo – Resumo
No geral
Finalmente chegamos a um tema que não é fácil de conceituar e se explicar. Vivemos em uma sociedade na qual prevalece a diversidade de etnias, culturas, gêneros e questões socioculturais. Por isso, falar de multiculturalismo nos implica, de um modo bem geral, falar das diferenças existentes em nossa sociedade.
Para nos basearmos em algum conceito especifico, pode-se explicá-lo como várias culturas expressadas em um mesmo local sem que haja predominância de uma delas. As bases do multiculturalismo são questionamentos e reflexões sobre a sociedade, ou mais especificadamente, sobre situações. Pelo fato de nos situarmos em uma era globalizada, a qual inclui informação em massa e exclusão de grupos sociais com relação principalmente ao poder financeiro, percebe-se que cada vez mais estão tentando afastar o multiculturalismo do objetivo central de uma sociedade, porque ele justamente impõe que a pluralidade cultural não é um defeito, e sim uma riqueza que deve ser preservada.
A teoria multiculturalista tem foco na ideia de que as culturas minoritárias, como negros, índios e homossexuais, são discriminadas, as quais, seguindo a teoria, devem ter reconhecimento publico, e para isso, precisam do apoio das leis. O multiculturalismo é totalmente contra a visão de mundo em que a sociedade branca é a dominadora das demais simplesmente pelo poder aquisitivo e com relação ao passado (especificadamente na época da colonização) e, onde existia grande diferença hierárquica entre brancos e negros.
No Brasil
Entendemos como uma mistura de culturas e credos desde 1530, onde percebemos que as imigrações tiveram muita importância para formar a cultura brasileira, cuja principal característica é a diversidade. Diante disso, nota-se que o multiculturalismo no Brasil é mais complexo, pois as diferenças, ou também