metologia
Em um período em que a Europa dos dogmas e do feudalismo caminhava para o renascimento e racionalidade científica surgiu a universidade. Entre os dogmas e heresias da igreja ocorria um grande debate. Qualquer associação legal era usada a expressão “universitas”,após um período mudou para “universidade” que tinha como significado associação de alunos e docentes. Está presente na origem da universidade a mudança no sentido de almejar a liberdade de pensar e agir, isso foi devido as mudanças do modo de produção feudal para produção capitalista. A universidade passou então ser sinônimo de poder e riqueza. A França, Alemanha e Inglaterra fizeram uma implementação da pesquisa ou da investigação científica que levou a restruturação das universidades.Então pode se dizer que universidade ao longo do tempo foi fonte da construção da utopia de um mundo mais justo e de igualdade.
Universidade brasileira
Pode se dizer que a universidade e cursos superiores surgiram bem tardiamente em nosso país. A universidade no Brasil surgiu como transplante ou até mesmo espelho da marca europeia, mudando-se, bem na década de 30 para a nova ideia de universidade como “centro livre de debates das ideias”. No nosso país as universidades surgiram com intuito de atuar como motor de desenvolvimento e para formar elites. Em relação as funções da universidade são duas: genérica e extensão .
A universidade e a metodologia científica
Um conceito bem simples de universidade são os atributos técnico-científica e filosófica para alcançar um domínio mais profundo e amplo. É expressado de forma bem dinâmica em torno de fenômenos culturais e sócias cerceados pelas forças da tradição e do futuro. A melhor expressão para universidade seria o permanente no transitório, em relação a aprendizagem, conhecimento e pesquisa Serve como instrumento simples no qual o estudante pode realizar pesquisas, trabalhos acadêmicos e