Relatório de Geomorfologia do quaternário
RELATÓRIO DE CAMPO – DATA: 14/10/2014
Local: Saquarema e Araruama – RJ
introdução:
O Quaternário é o período no qual ocorrem as grandes variações do nível do mar em consequência das glaciações e interglaciações. Durante o quaternário há alteração dos processos geomorfológicos, pedológicos e sedimentares além de variações climáticas expressivas, sendo essas afirmações possíveis através do uso de indicadores paleo ambientais tais quais os Sambaquis, Cordões litorâneos e beachrocks e métodos como a datação por carbono.
Foi realizado campo no município de Saquarema e Araruama (figura 1), localizados na chamada “Costa do Sol” ou “Região dos Lagos”, localizados na baixada litorânea, caracterizam-se por serem localidades em que a atividade turística possui grande destaque. Na atividade acadêmica se observou a presença de uma centralidade em relação a feições que promovem debates sobre o Quaternário e as variações de nível do mar que ocorreram ao longo do Pleistoceno e do Holoceno.
As feições encontradas são testemunhos arqueológicos que caracteriza não só os antigos habitantes pré-históricos da região, assim como denota como um dos fatores para se determinar a variação do nível do mar, assim como o sistema Barreira-laguna, nos cordões litorâneos da Restinga da Massambaba e os beachrocks da praia de Jaconé. Em conjunto são janelas que permitem a reconstrução da evolução da paísagem física e seus estágios.
Figura 1- Mapa com os limites de Saquarema-RJ e Araruama-RJ. Fonte: http://www.maphill.com/brazil/rio-de-janeiro/araruama/3d-maps/physical-map/
Ponto 1: Museu do Sambaqui da Beirada- Saquarema – RJ – bairro: Barra Nova
A toponímia do museu é relativa à proximidade