Deslocados e Refugiados na África
Instituto de Geociências
Centro de Ciências Matemáticas e da Terra
Departamento de Geografia
Disciplina: Geomorfologia Continental
Profº: Antônio Guerra
Aluna: Isabele Corrêa de Vasconcellos / DRE: 112085570
Relatório do 1º Trabalho
1) Introdução
O presente trabalho tem como objetivo analisar a área da carta da região de Cunha, de escala 1: 50000, que representa o município do leste do estado de São de Paulo.
A importância do estudo da área deve-se a presença de sedimentos recentes – do período Quaternário – e de rochas migmatíticas e graníticas. O município de Cunha está inserido em uma área de planaltos (Bocaina, Paraitinga e Paraibuna) e serras (do Mar e Quebra-Cangalha).
A região faz parte do Núcleo Cunha-Indaiá que é uma das sedes do Parque Estadual da Serra do Mar, sendo o município de Cunha detentor de cerca de 71,5% da área do Núcleo. Um outro Núcleo do Parque Estadual da Serra do Mar se encontra dentro dos limites da cidade de Cunha, é o Núcleo Santa Virgínia.
Para a análise foi realizada a delimitação das bacias e devida hierarquização dos rios da carta e a construção dos perfis longitudinais e transversais dos intervalos delimitados.
2) Metodologia
A primeira etapa do trabalho consistiu em transpassar todos os rios e canais da carta de maneira manual, utilizando lápis de cor azul a fim transpassar para a folha de papel vegetal A3 os rios e canais da carta. A partir disso, foi realizada a hierarquização dos canais da bacia, priorizando os canais acima de terceira ordem, segundo o método proposto por Strahler (1952).
Os perfis transversais e longitudinais foram demarcados pelo professor da disciplina, Antônio Guerra, de maneira individual. Para a confecção de cada perfil, foi utilizada uma tira de papel onde, no caso dos perfis longitudinais, todas as curvas-mestras foram pontuadas e as confluências dos rios e no caso dos perfis transversais, foram plotadas as presenças de rios ao longo