AnaClaudio O Percurso
7870 palavras
32 páginas
33º Encontro Anual da ANPOCSGT 25
Migrações Internacionais
Título do Trabalho: O Percurso de um fotógrafo migrante: um ensaio sobre as experiências visuais de Sebastião Salgado sobre as migrações contemporâneas
Autora: Ana Luiza de Abreu Cláudio
O contexto da globalização no processo migratório
Por mais que os movimentos migratórios ao redor do mundo sejam um fenômeno recorrente, podemos afirmar que novas configurações emergem no contexto das migrações, concomitante às transformações políticas e econômicas no cenário global. Segundo Blanco1 apud Cogo (2006), em 1995, 125 milhões de pessoas residiam fora de seu país de origem contra as 75 milhões que gozavam dessa condição de migrantes, registradas no ano de 1965.
Nesse período, pelo menos 50 milhões de pessoas tornaram-se migrantes, mas poderia ser um número ainda maior, se levarmos em consideração quantos não foram registrados, pela própria situação de ilegalidade, ou os que migraram para países que não possuem um controle exato, e até mesmo os migrantes internos, que podem possuir um grande fluxo, por conta da possibilidade de mobilidade.
O foco dos maiores fluxos migratórios está nos chamados países em vias de desenvolvimento. Nesses países há tanto o deslocamento entre as regiões internas, dos locais rurais para as áreas urbanas, quanto em direção aos países desenvolvidos. O intenso fluxo traz conseqüências como as medidas de controle e a restrição dos fluxos registrados nas nações desenvolvidas. “Enquanto os países avançados buscam policiar o movimento dos pobres do mundo e excluí-los, a instabilidade das noções de cidadania e de comunidade política torna-se-á cada vez mais evidente” (HIRST E THOMPSON 1998:279).
De forma progressiva, a realidade dos migrantes, os quais buscam por melhores condições de vida, não é bem vinda nos países mais avançados. A condição da maioria deles é a de migrantes ilegais. O aumento relevante do número de migrantes2 atenta-nos para questionar quais seriam as razões