Experiencia Francesa
EXPERIENCIA FRANCESA
A Franca sempre foi um pais nacionalista. Diferente da Espanha e de outros países, suas reformas tiveram inicio nao devido a exposições internacionais ou eventos esportivos. Os presidentes franceses buscavam nas reformas a reafirmação do pais diante do mundo. E para isso, utilizam-se do elemento da cultura. Por isso, o desejo de aumentar as instalações artísticas e culturais de Paris. Com o inicio do turismo cultural, veem uma oportunidade de gerar lucros e reafirmar se poder diante do mundo.
O conjunto de obras na Franca, que foi nomeado Grands Travaux, tem como principais causas: reafirmar a liderança cultural francesa diante do mundo; estimular a economia francesa, através da criacao de novos empregos, atraindo turistas e encorajando construções de novos edifícios. Diante desse desejo de reafirmação diante do mundo, as construções tem dimensoes monumentais. O Governo também faz uso da tendência da tecnologia, tanto relacionado a materiais quanto técnicas. No entanto, esse uso teve por consequencia o desligamento das construções em relação a seu entorno. A maioria dos edifícios poderiam estar em qualquer lugar do mundo. Alem do mais, foram construções pontuais.
E a primeira vez, desde Hausmann que a franca ve um programa tao audacioso ser cumprido.
Os impactos culturais, sociais e econômicos foram positivos.
A obra que deu inicio a esse processo foi o Centro Pompidou.
O Centro Pompidou foi objeto de concurso durante o governo de Georges Pompidou. Esse projeto teve enorme impacto sobre a populacao, tanto devido seu formato e design, quanto pela escolha dos arquitetos, que nao eram famosos na época. Modelo baseado na alta tecnologia. Estruturado com sistema de conexões, tubos e cabos de aco, seu conceito era externalizar a infraestrutura, o que permite identificar a função de cada elemento, e deixar livre a área interna. As cores também definem o uso de cada um dos elementos. O centro Pompidou abriga o Museu