Conservadorismo
7.2.1- representação segundo Burke
Burke compreendia que os representantes da Câmara dos Deputados representam o povo, a população, e não a unidade da Federação pela qual se elegeram, uma vez que cumpre aos membros do Parlamento a competência constitucional de representação dos entes federados, atua com visão estratégica voltada para o bem comum e o interesse nacional, e não para questões particulares, locais ou regionais apenas. Por ter sido sempre um defensor do Parlamento e da limitação do poder político. Burke criticou a Revolução Francesa por ela quereria instaurar um novo absolutismo, ainda mais ilimitado que o anterior. Burke previu que a Revolução Francesa acabaria na perdição, terror, morte e ditadura.
7.2.2 Sua visão sobre o partido
Partido político para Burke era “um grupo de homens unidos para a promoção, através de seu esforço conjunto, do interesse nacional, com base em algum princípio determinado com o qual todos concordam".
O ponto de Burke é mostrar que sem preconceitos, isto é, sem o respeito aos conceitos prévios que marcam e definem a experiência social de um povo, não é possível, nem desejável, instaurar uma nova ordem das coisas.
7.2.3 o homem que falava e todo Europa se calava
De retórica impecável ele era conhecido como o homem que quando falava a boca de todo Europa se fechava, tanto que suas melhores obras de teoria política, vieram a público sob a foram original de peças de oratória
7.2 – Representação, partidos, retórica e engajamento
7.2.1- representação segundo Burke
Burke compreendia que os representantes da Câmara dos Deputados representam o povo, a população, e não a unidade da Federação pela qual se elegeram, uma vez que cumpre aos membros do Parlamento a competência constitucional de representação dos entes federados, atua com visão estratégica voltada para o bem comum e o interesse nacional, e não para questões particulares, locais ou regionais apenas. Por