Expansão Imperialista
1. BUSCA POR MATÉRIA-PRIMA.
Os avanços da indústria tornaram imprescindível a conquista de nivas fontes de matéria-primas. Artigos como petróleo e borracha, por exemplo, não eram encontrados em abundância na Euorpa, seria vital que se atingisse áreas que suprimissem esta deficiência. No quadro a seguir, leremos um comentário acerca das razões que justificavam a busca por matéria-prima, procure perceber que neste texto já encontramos a visão preconceituosa que os paiseseuropeus desenvolveriam acerca das áreas a serem dominadas
2. MERCADOS CONSUMIDORES
Em boa parte dos manuais de histórias que estão em circulação,aprendemos que uma das principais motivações que conduziram os europeus para o imperialismo foi a busca de mercados que consumissem o excedente de seus artigos, alavancados pelo incremento da produção durante o processo industrial.
Nasce daí um questionamento: como os povos da África e da Ásia poderiam consumir as manufaturas européias, se estas eram regiões pobres?
A resposta que encontramos é a de que os verdadeiros consumidores dos produtos industriais eram as elites e o próprio governo das colônias, para o nível da maioria da população seria possível obter alguns artigos baratos.
Consideramos que o envio de matéria-prima para a metrópole gerava receita para as elites coloniais que entravam em acordo com os metropolitanos, criando condições para que se tornassem potenciais consumidores.
3- APLICAÇÕES DE CAPITAIS
As atividades de algumas indústrias gerariam o acúmulo de um excedente de capitais durante o século XIX, seria necessário reinvesti-lo para que continuassem gerando lucro, as áreas coloniais passariam a ter uma importância destacada neste sentido, uma vez que ali os empresários começaram a construir filiais de suas empresas e investir em infra-estrutura para que o funcionamento destas fosse viável.
Uma pergunta que normalmente nos deparamos quando analisamos esta questão a seria a seguinte: