030483381473
454 palavras
2 páginas
O RELEVO DO ESPIRITO SANTOO RELEVO DO ESPIRITO SANTO APRESENTA-SE COM DUAS CARACTERÍSTICAS:
1º LITORAL PRÓXIMO AO OCEANO ATLÂNTICO.
RELEVO BAIXO, PLANO OU SUAVEMENTE ONDULADO, FORMADO DE PLANÍCIES E TABULEIROS LITORÂNEOS.
PLANÍCIES LITORÂNEAS SURGEM JUNTO COM AS AREIAS DAS PRAIAS. TEM TERRENOS MAIS BAIXOS, PLANOS E ARENOSOS DO ESTADO. É ONDE ESTÃO À CIDADE DE VILA VELHA E AS ÁREAS DE CAMBURÍ E GOIABEIRAS, EM VITÓRIA.
TABULEIROS LITORÂNEOS SURGEM APÓS AS PLANÍCIES LITORÂNEAS POR MEIO DE BARREIRAS OU BARRACOS. A SUPERFÍCIE DOS TABULEIROS É PLANA OU SUAVEMENTE ONDULADA, É ONDE ESTÃO A CIDADE DE SÃO MATEUS, LINHARES, ARACRUZ E A ÁREA DE CARAPINA (SERRA).
2º INTERIOR RELEVO ALTO, MUITO IRREGULAR OU ACIDENTADO, CHEIOS DE MORROS E SERRAS, QUE SERVEM DE SUBIDA PARA AS PARTES MAIS ALTAS DE UM PLANALTO ATLÂNTICO.
AS TERRAS BAIXAS (LITORAL) SÃO AQUELAS PARTES DO RELEVO COM ALTITUDE DE ATÉ 200 METROS. ELAS APARECEM AO LONGO DO LITORAL E TAMBÉM ACOMPANHANDO PARTE DO CURSO DE ALGUNS RIOS, COMO RIO DOCE E O RIO ITAPEMIRIM.
NO ESPIRITO SANTO, A MAIOR PARTE DO SEU TERRITÓRIO E DOMINADA POR TERRAS DE BAIXAS ALTITUDES, MERECENDO DESTACAR A BAIXADA LITORÂNEA, ESPECIALMENTE NA PARTE NORTE DO ESTADO, AONDE CHEGAR A TER POR VOLTA DE 80 KM DE LARGURA. NESSA REGIÃO APARECEM COM FREQUÊNCIA TERRENOS ALAGADOS, ONDE PODEM SER VISTOS MUITOS CURSOS D’ÁGUA, DE PEQUENA EXTENSÃO Á DE JUPARANÃ, NÃO MUITO DISTANTE DA CIDADE DE LINHARES.
MAIS PARA O SUL DO ESTADO, A BAIXADA LITORÂNEA TORNA-SE BEM MAIS ESTREITA EM RAZÃO DA PROXIMIDADE DOS PLANALTOS E SERRAS.
À MEDIDA QUE NOS AFASTAMOS PARA O OESTE, AS ALTITUDES TOMAM-SE CADA VEZ MAIORES, QUANDO ENTÃO PASSAMOS PARA O DOMÍNIO DAS TERRAS ALTAS (INTERIOR).
ESSA OUTRA PORÇÃO DO RELEVO ESPÍRITO-SANTENSE, AO CONTRARIO DAS TERRAS BAIXAS, APRESENTAM-SE BASTANTE ACIDENTADO, COM MUITO A ALTOS E BAIXOS. OU SEJA, BASTANTES DESNÍVEIS NELA APRECEM PLANTAS, ASSIM COMO SERRAS E VALE PROFUNDO.
DESTACAM-SE A SERRA DO CAPARAÓ E A SERRA DA CHIBATA, AMBAS NA