030483381473
2316 palavras
10 páginas
1 INTRODUÇÃOUma sociedade se torna uma nação quando é capaz de responder aos desafios postos pela história. No caso da educação, uma das grandes tarefas da democracia é fazer desse serviço um bem público, entendendo-se que, somente quando for oferecida com a mesma qualidade em qualquer escola do País será possível dizer que nessa sociedade existe educação pública.
Como na maioria dos outros Municípios, os desafios da educação pública no meu não são diferentes, pois, deparamos com problemas que atingem a escola, os alunos e suas famílias. Temos trabalhado em parceria com o Conselho Tutelar e órgãos de assistência como o CRAS (Centro de Referencia de Assistência Social) para amenizar alguns desses problemas. Nas questões como o atendimento dos alunos de zona rural e o transporte escolar, organização da equipe técnico-pedagógica, capacitação dos profissionais da educação envolvidos no sistema de ensino, demanda com diferentes níveis de formação e processo de alfabetização, atendimento especializado aos alunos portadores de necessidades educacionais especiais, são desafios constantes enfrentados por nossos professores e coordenadores pedagógicos, porém a secretaria de educação conseguiu amenizar esses problemas, com professor de educação especial acompanhando o educando na sala.
O projeto político pedagógico das unidades de ensino de EMEF “Profª Claudina Barbosa” tem como diretriz transformar o educando para a aprendizagem dos conhecimentos de cada etapa da vida escolar, capacitando aprender a aprender, a buscar e produzir novas informações e conhecimentos, respeitando sua individualidade e permitindo que esse progresso escolar se faça de forma contínua e crescente, de acordo com suas potencialidades. Formar um aluno capaz de adquirir e desenvolver competências em função de novos saberes e demandas, preparado para lidar com novas linguagens e tecnologias e sensível ao reconhecimento do valor das artes e dos bens culturais na