“A política imperialista do século XIX”
SEEC-SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO E CULTURA
ESCOLA ESTADUAL PROFESSORA CRISAN SIMINÉA
TRABALHO
DE
GEOGRAFIA
“A política imperialista do século XIX”
Professor: Marcelo
Aluna: Vanessa da Silva
Série: 8º ano Turma: A Turno: Vespertino
NATAL RN
Maio de 2014
O que foi?
Foi a política de expansão territorial, cultural e econômica das potencias europeias no final do sec. XIX, logo após a segunda revolução industrial....foi também chamado de neocolonialismo pois possui muitas diferenças em relação ao período colonial. Basicamente, os países imperialistas buscavam três coisas: Matéria-prima, Mercado consumidor e Mão-de-obra barata.
Essa concepção de imperialismo foi perpetrada por economistas alemães e ingleses no início do século XX. Nele, há duas características fundamentais:
-investimento de capital externo
-propriedade econômica monopolista.
Desse modo, a capitalização das nações imperialistas gradativamente se ampliava sobre os países dominados, pois monopólios, mão-de-obra barata e abundante e mercados consumidores levavam ao ciclo do novo colonialismo, que é o produto da expansão constante do imperialismo.
Os países imperialistas dominaram, exploraram e agrediram os países pobres de quase todo o planeta. A política imperialista provocou muitos conflitos, como a Guerra do Ópio na China, a Revolução dos Cipaios na Índia, etc. Assim, ao final do século XIX e o começo do XX, os países imperialistas se lançaram numa louca corrida pela conquista global, principalmente na Ásia e na África, desencadeando uma rivalidade entre os mesmos. Essa rivalidade se tornou o principal motivo da Primeira Guerra Mundial, dando princípio à “nova era imperialista” onde os EUA se tornaram o centro do imperialismo mundial.
Quando foi?
A primeira fase da Revolução Industrial correspondeu ao período que se estende de 1760 a 1850; nesse período a Inglaterra liderou o processo de