ATPS
SUMARIO
INTRODUCAO
ATPS
Comportamento Organizacional
Capitulo 1
1.1 O comportamento organizacional investiga o impacto que indivíduos, grupos e estrutura têm dentro das organizações, com o propósito de utilizar essa ferramenta para promover a eficácia organizacional.
Trata-se de uma área de especialidade, com um corpo comum de conhecimentos. Ele analisa as atitudes dos indivíduos e dos grupos e julga se essas ideias são benéficas para a organização, buscando uma melhor relação interpessoal, aumentando assim a produtividade, a motivação e o rendimento da organização.
1.2 Analise da definição de CO de dois autores:
Segundo R. Caravantes, Claudia B. Caravantes e Mônica C. Kloeckner o comportamento organizacional é o estudo do comportamento, das atitudes e do desenvolvimento e desempenho dos trabalhadores em um ambiente, o feito da organização e do grupo informal sobre sobre as percepções, sentimentos e ações dos trabalhadores, o efeito do ambiente sobre a organização, seus recursos humanos e objetivos, e o efeito dos trabalhadores sobre a organização no que tange a sua eficiência, eficácia e efetividade.
São os indivíduos que atuam em tais organizações , e o trabalho desses indivíduos é o que faz com que elas sejam eficientes, competitivas e efetivas.
Portanto, o comportamento organizacional não deve ser considerado uma disciplina, mas uma área do conhecimento.
Já no ponto de vista do autor Eduardo Soto o comportamento organizacional refere-se aos atos e às atitudes das pessoas nas organizações, estudando e compreende-os em uma série de teorias e modelos interdependentes. Esse estudo é feito por administradores que reúnem dados mediante observação direta, questionários, entrevistas e documentos escritos e realizam experiências de laboratório, estudos de campo ou simulações com a finalidade de avaliar a relação