A expansão imperialista na áfrica - esquema
A África Subsaariana.
* Elevadas taxas de analfabetismo e mortalidade infantil. * Expectativa de vida em torno de 50 anos. * A maior concentração de vítimas de AIDS no mundo. * Governo político incapaz de fornecer transportes, saúde e educação para a população. * Os estados africanos atuais foram criados pelas potências européias.
Os Europeus na África Ocidental
* Até meados do séc. XIX, a presença dos europeus no continente africano limitava-se com algumas feitorias e colônias no litoral. * A costa atlântica integrou-se ao comércio internacional como uma região fornecedora de escravos para os europeus. * No Golfo do Guiné havia fortificações usadas como base para as atividades comerciais, para reabastecimento de navios e como proteção de ataques.
De norte a sul da costa atlântica
* A maioria dos estabelecimentos fundados pelos europeus funcionava dentro das sociedades africanas. * Em Uidá fomaram-se bairros conhecidos como sendo de “brasileiros”. * No séc. XVI os portugueses implantaram uma colônia em Angola. * No extremo sul do continente, a Colônia do Cabo foi fundada em 1652 pelos holandeses com finalidade de facilitar as rotas marítimas para as Índias.
O Congresso de Berlin e a partilha da África
* Em pouco tempo o continente africano passou para as mãos das potencias européias. * Entre 1884 e 1885 aconteceu a definição das regras para a partilha da África. * A partir 1885 até o final do séc. XIX; Grã-Bretanha, França, Portugal, Alemanha e Bélgica construíram seu império colonial na África.
O império colonial francês
* Uma vez estabelecida no litoral, à nação estrangeira teria o direito de ocupar a zona do interior. * Assim de suas feitorias na costa, a França estendeu seu domínio sobre uma área que ia do Atlântico ao interior.
Britânicos, portugueses, belgas e alemães
* Os britânicos ampliaram seu domínio em direção ao