Exercícios físicos na Promoção de Qualidade de Vida para Pessoas que Vivem com o HIV
Vivem com o HIV; Musculação é Eficiente contra a Lipodistrofia no HIV: Uma doença muito comum entre os portadores do HIV é a LIPODISTROFIA, que se caracteriza pela distribuição irregular de gordura no corpo, o que causa o acúmulo ou a perda da mesma em algumas áreas. Por consequência dessadisfunção, ocorre um aumento nos níveis de colesterol e triglicerídeos. Para combater essa doença, pesquisadores de uma clínica de ribeirão preto hospital das clínicas da faculdade de medicina de Ribeirão Preto- Sp. (HCFMRP) ,com uma parceria com a escola de ed.física e desporto da mesma, realizaram um projeto de pesquisa no qual utilizaram 07 pacientes diagnosticados com o vírus e que foram submetidos a exercícios físicos de força (treinamento resistido). Ao fim das sessões, tanto a lipodistrofia, comotambém o colesterol alto (LDL), e triglicerídeos apresentaram melhora.
Segundo o pesquisador o educador físico Pedro Paulo Paes Neto, pacientes que fazem o uso dos anti-retrovirais ( TARV), vivem melhor com o vírus da aids, pois a sua função é a favorecer a recuperação da capacidade imunológica do paciente. Porém com o uso prolongado desse medicamento, começam a surgir efeitos colaterais como a lipodistrofia, aumento nas taxas de colesterol (hipercolesterolemia), triglicerídeos e também a diminuição da auto-estima.
Por esses fatores o educador físico, pensou em como o exercício físico poderia beneficiar esses pacientes e também amenizar ou até mesmo combater essa doença, verificando assim a relação "Atividade física e as variáveis negativas alteradas pelo anti-retroviral." Com base nessa pesquisa "ATIVIDADE FÍSICA NA PROMOÇÃO DA QUALIDADE DE VIDA PARA PESSOAS QUE VIVEM COM O HIV, realizaram 36 sessões de treinamento distribuídos ao longo de 12 semanas. Cada sessão era composta por aquecimento, treinamento de força e relaxamento.
No fim da pesquisa foi avaliado que todas as