Envelhecimento com AIDS
CURSO ENFERMAGEM
BÁRBARA PORTELA GUIMARÃES
DAIANA OLIVEIRA
LÍVIA TATYANA SILVEIRA SALES
TATIANA JOSÉ CURVELO SANTANA FONSECA
ENVELHECIMENTO E AIDS
EUNÁPOLIS
2013
BÁRBARA PORTELA GUIMARÃES
DAIANE OLIVEIRA
LÍVIA TATYANA SILVEIRA SALES
TATIANA JOSÉ CURVELO SANTANA FONSECA
ENVELHECIMENTO E AIDS
Trabalho apresentado às Faculdades Integradas do Extremo Sul da Bahia, no Curso de Enfermagem, como requisito parcial de avaliação da disciplina de Saúde do Idoso, sob orientação da Professora Raquel Queiroz .
EUNÁPOLIS
2013
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO
A esperança de vida aumentou imensamente nos últimos anos, o número médio de anos tem se aumentado mais e mais, as pessoas estão morrendo cada vez mais tarde. Com o crescente envelhecimento populacional, muitos investimentos têm sido feitos para melhorar a qualidade de vida desse grupo etário; no qual essa população começa a viver a vida em sua plenitude, com aumento das relações sociais e também, sexuais. Desta forma, riscos antes típicos de faixas etárias mais jovens estão cada vez mais acometendo pessoas a partir dos 60 anos. Os idosos têm constituído um novo grupo etário em destaque na discussão de vulnerabilidade da adis (SOUZA, 2008).
A aids acomete indivíduos de todas as idades, mas de modo recente tem sido dada ênfase às características da epidemia em pessoas com idades mais avançadas. O aumento da população idosa assim como da liberação sexual fez com que muitos preconceitos fossem quebrados, e o maior acesso inclusive de medicamentos estimulantes da atividade sexual proporcionou aos idosos o sentimento de maior segurança para manter a atividade sexual; isso acabou gerando um aumento de casos de AIDS nesses indivíduos. A AIDS é uma doença causada pelo vírus HIV que compromete o sistema imune do organismo e apresenta-se como uma das mais complicadas e desafiadoras dificuldades já